Home   Apresentação   Explicando Umbanda   Orixás e Seus Poderes   Fundamento de Santo   Magia   Ocultismo   Conhecimento   Mitos   Natureza   Artigos   Perguntas/Respostas   Cursos   Produtos   Agenda/Eventos   Fotos   Links   Livro de Visitas   Escola Curimba Ecologia   Fale Conosco  

Voltar Página Principal

RITUAIS

Rituais
Porque, "Fazer o Santo"
Feitura de Santo
Saida de Santo
Quele
Queda do Quele
Comida de Santo

Um ritual, pode ser definido como um conjunto de ações seguindo uma determinada filosofia e teologia, já experimentadas e sempre executadas dentro de uma determinada sequencia para atingir-se um determinado objetivo.

Para executar-se determinados rituais é sempre necessário dominar-se os fundamentos do que está se fazendo e não simplesmente repetir as palavras . Pois para qualquer ritual fazer efeito é necessário unir o fogo da fé com o equilibrio da razão.

Por exemplo, um ritual de descarrego, o zelador tem que saber o tipo de carga que o filho carrega, quais as ervas, os banhos, e outros itens necessários para descarregar, limpar e trazer de volta o equilibro .

Já um ritual de feitura pode variar de nação para nação, de terreiro para terreiro , mas o cerne , ou seja o seu motivo e objetivo central , será sempre o mesmo. Assentar o orixá no ori do IAWO.

Rituais são movidos principalmente por fé e fé de ambas as partes, Zelador de Santo e médium. Pela parte de quem recebe e de quem faz.

No ritual temos que sentir a presença de Deus Todo Poderoso, Oxaguiã, Oxalufã, OxaBabá, Baba Ifá e os orixás, então.... peça com humildade , do seu jeito para o Divino Espírito Santo de Deus lhe mostrar uma luz no caminho, .... ela vai aparecer. "Fé in fé lassa he Orissa". Tem Santo quem tem fé. Tem fé quem tem Santo.

Pai Edson da Oxun

Voltar Página Anterior