Home   Apresentação   Explicando Umbanda   Orixás e Seus Poderes   Fundamento de Santo   Magia   Ocultismo   Conhecimento   Mitos   Natureza   Artigos   Perguntas/Respostas   Cursos   Produtos   Agenda/Eventos   Fotos   Links   Livro de Visitas   Escola Curimba Ecologia   Fale Conosco  

Voltar Página Principal

PORQUE FAZER O SANTO

Rituais
Porque , "Fazer o Santo"
Feitura de Santo
Saida de Santo
Quele
Queda do Quele
Comida de Santo
Kolofé Olorum , ( Benção Deus Meu, Criador do Universo) Irmãos, todos nós nascemos completos em espírito, nossas raízes nos acompanham por todas as nossas existências. Em nossa coroa (ORI) , carregamos muitos dons, os quais somente serão desenvolvidos e conhecidos após a feitura de santo e posteriormente deve somar-se a constante prática espiritual.

A iniciação é somente um degrau (o primeiro) dos muitos que devemos subir para que cresçamos em conhecimento e espiritualidade adiante de Olorum,e dos ORIXáS.Ser iniciado quer dizer ,RENASCER . Porque renascer?

Porque quando nascemos é considerado sempre o primeiro começo, quando somos iniciados ,renascemos no espírito e entramos em comunhão direta com o nosso santo e com nossas raízes espirituais. Alem de renascermos, abrimos um canal de comunicação com o nosso santo.

A "Feitura de Santo" fortalece nosso escudo espiritual, energizando nosso espírito, nosso corpo e fortalecendo nossa saude, para desempenharmos com desenvoltura a nossa missão espiritual e material.

Iniciar iawô é uma forma de auxilia-lo no seu reencontro com as suas raízes, e ter sido escolhido para ser um auxiliar do orixá na orientação do iniciado deve ser encarado como uma responsabilidade que uma mãe recebe ao ter um filho.

Iniciar iawo é ajudá-lo no entendimento da comunicação iawô/orixá, da magia oculta, existente no sincretismo do orixá (maneira de cultuar o santo).

O nosso relacionamento com o ocultismo baseia-se em confiança nas experiências próprias bem sucedidas e nos objetivos alcançados. O nosso relacionamento com os nosso ORIXáS baseiam-se em fé e percepção do cuidado que estes ORIXáS tem conosco.

A "Feitura de Santo" é necessária para os que desejam reunir-se ao seu santo, e penetrar nos segredos de seus orixás, porque é através da "Feitura de Santo" que o orixá é assentado no ori e a partir dai o yawô tem acesso espiritual de fato e de direito ao entendimento do ocultismo e magia do seu santo, no que lhe for permitido por Olorum e babá Ifá.

Se não formos iniciados, ouvimos e não escutamos , vemos e não enxergamos, nos será dito e não entenderemos, e não teremos a benção do contato com os nossos orixás dentro de sua força oculta na natureza. Contato este que pode processar-se de muitas maneiras de acordo com o dom de cada ser humano.

Olorum e Ifá que examinam os corações sabem qual é a intenção do espírito. Médiuns recem chegados a "Feitura de Santo" sigam sempre a voz interna da sua intuição, ser iawo é antes de tudo ser sensitivo.

SER YAWO é... "SENTIR O SANTO".

Pai Edson da Oxun

Voltar Página Anterior