FUNDAÇÃO DA ECOLOGIA

A UMBANDA DA NATUREZA tem quase meio século de existência, como já dito anteriormente foi fundada por Pai José Valdivino e " ja fez o santo" de aproximadamente 200 filhos de santo. Possui sede própria com todos os requisitos para a prática da UMBANDA DA NATUREZA e para a feitura de Santo dentro do exigido pelo Omolocô de Nagô. Diversas mães e pais de santo foram feitos pelo Omolocô de Nagô de Pai Valdivino e aprenderam a fazer Umbanda da Natureza e possuem seus terreiros abertos.
No ano de 1975 Pai Nilton Fernandes, sacerdote umbandista, fundou a Escola de Curimba e Arte Umbandista Félix Nascentes Pinto Bibliografia a qual foi a primeira escola de curimba da cidade de São Paulo. Nilton Fernandes faleceu em 29 de outubro de 1.984. Após 13 anos de funcionamento a Escola Félix Nascente foi fechada, ficando nossa cidade sem sua Escola de Curimba para os Festejos de OGUM.
Entre os anos 80 a 90 ocorreram diversos festivais. A curimba do terreiro de Pai Jose Valdivino participou de dois MPU.s (Festival de Música Popular Umbandista) nos anos de 1987 e 1988, todos realizados no teatro da Faculdade Getúlio Vargas que ficava situada à AV. NOVE de JULHO em São Paulo.
Em 1987 com "Encantos da Natureza", ficou em terceiro lugar na voz do OGÂ NENÊ, primeiro alabê do Terreiro de Pai José Valdivino e do Templo de Umbanda São Sebastião, e em 1988 a curimba de Pai José Valdivino consagrou-se com a campeoníssima "MIRONGAS DA BAHIA", Ouvir conhecidíssima dos umbandistas e imortalizada na voz do OGÃ ANDRÉ, segundo alabê de Pai José Valdivino, através do CD UMBANDA DA NATUREZA , Gravadora BMG ARIOLA 1996.
Após estas conquistas Pai Jamil Rachid presidente da UNIÃO DE TENDAS DE UMBANDA E CANDOMBLÉ DO BRASIL, incentivou Pai José Valdivino, o qual era um de seus Diretores a preencher esta lacuna que era a falta de Escolas de Curimba em São Paulo, desta forma em 1989 nasceu em uma reunião da Federação União de Tendas e com o apoio do SOUESP a ESCOLA DE CURIMBA UMBANDA E ECOLOGIA de Pai José Valdivino,sendo batizada e oficializada nas festividades de OGUM por Pai Jamil, Pai Aguirre, Ogã Juvenal e Pai José Valdivino .
Foram convidados para serem os primeiros instrutores da Ecologia Pai Elcio de Oxalá, Dr. Walter Furlanetto e Salete, sendo que muitos outros depois os sucederam, mas foi desta forma que iniciaram-se as primeiras aulas na sede do terreiro de Pai José Valdivino localizado a Rua Domiciano Ribeiro 442, Bairro do Limão em São Paulo na qual continua até hoje, este que vos escreve (Pai Edson da Oxum, 40 anos com Pai José Valdivino) testemunhou todos estes fatos e inclusive foi aluno da primeira turma e auxiliava na secretaria colhendo as primeiras inscrições.
A Escola de Curimba UMBANDA E ECOLOGIA nasceu de um anseio da UMBANDA em formar seus próprios curimbeiros e tabaqueiros. Pai Jose Valdivino, criou a UMBANDA DA NATUREZA e preocupado em manter vivas as raízes umbandistas com relação aos toques e cânticos fundou a ESCOLA DE CURIMBA UMBANDA E ECOLOGIA, a qual no percurso dos seus 26 anos formou e forma Ogãs os quais estão espalhados em muitos terreiros por este Brasil afora.
Coligada com a União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil e o Superior Orgão de Umbanda, a ESCOLA DE CURIMBA UMBANDA E ECOLOGIA luta por uma Umbanda mais una e forte sempre preocupada em atuar espiritual,cultural e socialmente pelo bem estar, reconhecimento e respeito ao POVO DE UMBANDA DO BRASIL E DO NOSSO PLANETA.

Pai Edson da Oxum

Página Principal