TIPOS DE TOQUES

Aqui estão algumas poucas informações sobre os diversos tipos de toques de Umbanda que você pode aprender em uma escola de curimba que serão muito importantes para quem está começando, agora se você não sabe nada mas ama tanto os atabaques, o canto e os demais instrumentos e caso não exista nenhuma escola na sua cidade e nas proximidades do seu terreiro então leia e estude e pratique dia e noite por meses a fio o conteúdo abaixo.

TIPOS DE ATABAQUES: Começamos com os três tipos de atabaques, que são: RUM, RUMPI e LÉ, não entraremos em detalhes sobre o que cada um significa e qual a atuação de cada um dentro da gira, a intenção é descrever de forma figurada cada toque, para que sua mente identifique e assimile o som.

Estes toques são utilizados nos rituais de Umbanda e de Omolocô. Nossa escola Forma tabaqueiros e curimbeiros para a Umbanda e Tabaqueiros para o Omolocô, portanto não entraremos no ensinamento dos toques do Ritual Candomblé, apesar de dominarmos o Opanijé o Adarrum e etc.. por isso se você deseja se tornar Ogã de Candomblé dirija-se a uma casa de Candomblé.

TOQUE MARCAÇÃO: Consiste em um toque com 8 (oito) posições, vocalizando o som, seria desta forma : TA TUM TUM TA TUM TUM TUM TUM.Imaginemos que você esteja tentando tocar este toque e você termina o primeiro ciclo TA TUM TUM TA TUM TUM TUM TUM neste caso ele vai começar novamente na mesma posição que antes ou seja no primeiro TA ... assim sucessivamente até terminar o ponto, falo isso porque alguns toques começam de outra forma.Com esse toque é possível tocar qualquer ponto dentro do Ritual de Umbanda, claro que é preciso tomar cuidado com o tempo de cada ponto para isso ser possível.

TOQUE NAGÔ: Consiste em um toque com 8 (oito) posições, vocalizando o som, seria desta forma :TUMMM TA TA TUM TA TA TUM TUMMM. Veja que esse toque é um pouco diferente do anterior e como comentado acima, ele finaliza exatamente como começa, isso mesmo o toque (8) na verdade se torna o (1), durante o ciclo é como se o toque (8) não existisse, talvez seja complicado em um primeiro momento mas com o tempo você irá se acostumar.

TOQUE IJEXÁ: Consiste em um toque com 4 (quatro) posições, vocalizando o som, seria desta forma : TA TA TUMMM TA.O ciclo começa da mesma forma como no início, ou seja, no TA. Neste toque temos uma redução na quantidade de toques, e de certa forma é até mais fácil de se aprender mas temos que tomar muito cuidado com seu tempo, pois é ele que da o swing para o toque.

TOQUE BARRA-VENTO: Consiste em um toque com 4 (quatro) posições, vocalizando o som, seria desta forma : TA TA TUM TUM.O ciclo começa da mesma forma como no início, ou seja, no TA. Esse toque na minha opnião é um dos mais difíceis de se aprender pois ele tem uma forma de se tocar totalmente especial diferente dos demais, são os detalhes deste toque que o fazem especial apesar da simplicidade inicial pois são apenas 4 posições mas ele tem algo a mais (desculpem me empolguei hehe é que realmente acho ele muito especial).

TOQUE ANGOLA: Consiste em um toque com 12 (doze) posições, vocalizando o som, seria desta forma : TUMMM TA TUM TA TUM TUM TA TA TUM TA TUM TUMMM.Neste caso o ciclo começa da mesma forma como no início, ou seja, o toque que seria o 12(décimo segundo) se torna o (1). Apesar do tamanho impressionar este toque requer um pouco de atenção devido ao seu tempo, mas com a prática fica fácil.

TOQUE CONGO de OURO: Consiste em um toque com 12 (doze) posições, vocalizando o som, seria desta forma : TUMMM TA TA TA TUM TUM TA TA TA TA TUM TUMMM.Neste caso o ciclo começa da mesma forma como no início, ou seja, o toque que seria o 12(décimo segundo) se torna o (1). Toque muito bonito, causa uma bela impressão quando bem executado.

È claro que existe muita coisa ser abordada , portanto procure uma escola, estude que sua caminhada será luminosa.
Dentro de cada toque pode-se acrescentar variações, repiques, contra-tempos, vai da prática e do seu conhecimento.