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Uma das formas encontradas pelo homem para comunicar-se com o Divino foi a música, maneira pela qual expressamos
a esperança, a fé e o amor ao Pai Maior.
Desta forma, os cānticos tornaram-se um atributo
comum a todas as religiões, onde cada uma delas, com suas características
próprias, exteriorizavam sua adoração e devoção aos desígnios do Arquiteto do Universo.
Um dos fundamentos de vital importāncia para a harmonização e eficácia dos trabalhos dentro de um
templo umbandista é, sem dúvida, o que diz respeito aos Pontos Cantados.
O ponto cantado quando utilizado com sabedoria, faz com que o trabalho vibre energéticamente
atingindo o seu objetivo que é nos sentirmos tocados pelos mensageiros encantos dos orixás.
Existem pontos para cada momento dos diversos rituais, todos eles transmitidos a nós pelos orixás.
Cabe a nós nos prepararmos e aprendermos qual ponto deve ser cantado quando e como, e entendermos
qual a mensagem que está sendo transmitida pelo ponto. Por exemplo;
Cabe ao Zelador de Santo conhecer a linguagem dos pontos cantados, para plena utilização dos mesmos como
poderosa ferramenta na comunicação com nossos mensageiros e com nossos orixás.
Não basta sabermos se o ponto cantado é de Força, de chamada, de demanda, de coroa, homenagem,
se é um ponto de cura para enfermos ou etc..., temos que entender quais forças, correntes e linhas e chaves
o ponto cantado está abrindo e ligando para fazermos a invocação certa.
Hino do Caboclo Sete Flechas da Jurema
- Seu Sete Flechas veio de aruanda.
- Da sua aldeia, lá do seu juremá.
- Trazendo as forças de Pai Tupã.
- De Pai Tupã e de todos os orixás.
- Seu capacete brilha nas estrelas.
- A lua cheia ilumina o seu congá.
- As suas flechas tem raios de luz.
- Quem te deu foi Jesus nosso Pai Oxalá
Pai Valdevino de Alafin
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Clique aqui Ouça alguns pontos cantados pertencentes a Umbanda da Natureza transmitidos pelos Orixás à Pai Valdevino e alguns de uso geral em todos os terreiros
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