Ponto São Sebastião

Encanto Nagô

Ciência Oculta da Umbanda e do Omolocô

Ano I Edição nº 1 Agosto/2016

Ponto Caboclo Sete Flechas

Uma publicação do Templo de Umbanda São Sebastião Caboclo Sete Flechas da Jurema UMBANDA DA NATUREZA

Página 1 Página 2 Página 3 Página 4

Página 4

Obaluayê e Omolú, o Rei da Terra

Mata

Orixá controlador da vida, da morte do corpo e sua eterna transformação. Controlador as doenças que assolam a humanidade em grande escala. Dono das doenças que afetam a pele dos humanos, médico dos pobres no sentido humanitário, e curador das doenças com causas impossíveis.

Significado:

Obaluayê: Obá: dono – ilu: vida – ayê: terra Rei, dono, senhor, da vida na terra.

Omulú: Omu: dono – ilu: vida Rei, dono, senhor, da vida.

No Congo recebe o nome de Canjanjá

Sincretismo:

Obaluayê: São Lázaro e São Roque.

Omulú: São Cipriano e Santo Onofre.

Data Comemorativa: 16 de Agosto

Símbolo: tridente cruzado e o cruzeiro, principalmente os cruzeiros que encontram-se em beira de estrada, no alto de um morro, na porta de uma igreja, e nos cemitérios.

Sua dança é o Opanijé cuja tradução é: a terra mata qualquer um e come.

Seu emblema é o Xaxará (Sàsàrà), espécie de cetro de mão, feito de nervuras da palha do dendezeiro, enfeitado com búzios e contas, através do qual capta das casas e das pessoas as energias negativas, bem como "varre" as doenças, impurezas e males sobrenaturais.

Suas contas são: preto e branco para Omulú, e para Obaluayê é o preto, o branco o vermelho.

Sua Saudação é "Atotô", e quer dizer: Silêncio, escutai; hora da devoção.

Sua vestimenta é feita de ìko, é uma fibra de ráfia extraída do Igí-Ògòrò, a "palha da costa", elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados a morte e ao sobrenatural. Sua presença indica que algo deve ficar oculto. Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir-se com ìko e cauris, revela sua importância ligação com a morte.

Sua festa anual é o Olubajé, (Olu - aquele que, ba - aceita, jé – comer = aquele que aceita comer), são feitas oferendas e são servidas suas comidas votivas. Seus "filhos" devidamente "incorporados" e paramentados oferecem as mesmas aos convidados/assistentes desta festa, em folhas de bananeira ou mamona.

Na Umbanda, Obaluayê e Omulú estão ligados ao comando das legiões dos Pretos-Velhos, que nós chamamos de anciões, a grande força das nações espirituais dos povos de Angola, povo de Congo, povo da Guiné, povo de Arruda, povo de Cambinda, povo de Nagô, povo de Jeje. Eles controlam as forças da terra onde dão sustentação aos ligamentos de pedra e água. Este Orixá domina todo este poder que está dividido por toda a dimensão do planeta terrestre.

Atotô!