Ponto São Sebastião

Encanto Nagô

Ciência Oculta da Umbanda e do Omolocô

Ano I Edição nº 1 Agosto/2016

Ponto Caboclo Sete Flechas

Uma publicação do Templo de Umbanda São Sebastião Caboclo Sete Flechas da Jurema UMBANDA DA NATUREZA

Página 1 Página 2 Página 3 Página 4

Página 1

O que é umbanda da natureza?

Mata

A Umbanda da Natureza é caracterizada por ser a Umbanda dos Orixás. A ligação entre os orixás e a natureza se dá pelos quatro elementos: Terra, Água, Ar e Fogo. E foram a partir destes elementos que surgiu o corpo dos Orixás. Quando Obatalá criou o céu, nasceu Oxalá, da criação das águas nasceram Nanã, Oxum, Iemanjá e Iansã, do fogo surgiu Xangô, Ogum, entre outros. Assim, podemos concluir que a Mãe Natureza é o corpo dos Orixás.

Seguindo a relação natureza, orixá e médiuns, o Orixá é o que manda em nossas vidas e em nossos caminhos. Abaixo na hierarquia, quem comanda nossas vidas são os Guias Chefes de Cabeça, que são encantos mágicos, e detém poderes que são exercidos sobre nossas vidas. Os caboclos são encantos mágicos ligados à natureza.

O Pentagrama ou Signo do Salomão é simbolizado por uma estrela de cinco pontas, e representa os 4 elementos da natureza (Terra, Água, Ar e Fogo). A Luz de Deus é o que dá vida a estes elementos. Abaixo vemos o símbolo cabalístico que liga-se ao plano espiritual usado nos trabalhos de alta magia



Porque somos chamados para a umbanda da natureza?

Nosso espírito é vinculado a uma raiz, que são os Orixás. Com a permissão de Deus, nossos Orixás e Guias Protetores nos conduzem o terreiro para que se inicie a nossa vida espiritual. Buscamos então desenvolver a comunicação com nosso Guia Chefe de Cabeça. Quando nos tornamos médiuns, iniciamos o contato espiritual com os poderes mágicos da mãe natureza.



Mata

Caboclo das Sete Encruzilhadas

Na história da Umbanda, a primeira entidade que se manifestou através do médium Zélio Fernandino de Moraes, foi o Caboclo das Sete Encruzilhadas, em 15 de novembro de 1908, data em que reconhecemos como sendo o nascimento da Umbanda. Seu ponto riscado é um coração com uma flecha da direita para a esquerda, simbolizando o poder do amor incondicional de Deus para a terra e os seres vivos.




Hierarquia

Durante a abertura de uma gira, primeiro cantamos para Oxalá (Deus), depois saudamos os anjos, e depois começamos a cantar para os Orixás.

A hierarquia é: Deus -> Anjos -> Orixás -> Guias

Dentro da categoria dos Anjos, a hierarquia é: Gabriel, Daniel, Rafael, São Miguel Arcanjo, Anjos, Arcanjos, Serafins, Querubins.