IFá é um Sistema de Advinhação Sagrada originário da cultura africana Iorubá. 
Este sistema de Advinhação Sagrada é parte integrante da religião naturalista que nos foi legada pelos 
descendentes dos Iorubás escravizados no Brasil e que, com o passar de mais de um século, miscigenou-se 
com anteriores conhecimentos espirituais Bantos e Angolenses, vindo a constituir-se em um dos Três Pilares
 Místicos sobre os quais ergueu-se a Umbanda do Brasil, à ela legando, dentre outros, dois elementos 
principais : o conceito dos Orixás e o Jogo dos Búzios. 
 
Mais tardiamente, quando passadas as fases da escravização e colonizacão, os estudiosos do esoterismo 
das religiões africanas reformuladas no Brasil deram-se conta de que, subjacente às graciosas e/ou 
confusas lendas dos escravos africanos, existiam uma Teogonia, uma Mística e uma Liturgia de grande 
alcance espiritual, cultural e social que haviam sustentado a fé dos descendentes daqueles povos, 
mesmo na tragédia da escravidão. 
 
Consciente desta verdade, Léo Frobenius (1913), erudito pesquisador e etnógrafo ocidental, estudando a 
religião dos Iorubás, principalmente à época em que a mesma ainda não havia assimilado conceitos religiosos
 alienígenas de origens islâmicas e cristãs, disse com propriedade : 
"A religião dos Iorubás encontrava-se num estágio requintado de evolução, podendo medir-se pela religião 
grega, quer pelo número de episódios, quer pela riqueza de personagens, quer pela profundidade das instituições.
" 
Nesse sistema religioso, a autoridade máxima e central pertencia aos Babalawo, denominação derivada de 
Baba (pai) + Li (tem) + Awo (segredo), ou seja, o pai que tem o segredo e que, no Brasil, ficaram 
conhecidos por Babalaô e, por vezes, simplesmente por Pai ou, ainda, Pai-de-Santo.
  
E qual era o "segredo" desses "Pais", ou melhor, com que conhecimentos místicos estavam investidos ? 
William Bascon (1969), etnólogo e sociológo norte-americano, afirma que eles eram : 
• "a autoridade religiosa que deve ter conhecimento acerca de todas as Divindades Iorubás e não meramente
 daquela que ele pessoalmente reverencia, funcionando para a massa de fiéis e também para os outros 
sacerdotes de divindades diferentes. Ele ajuda os fiéis a tratar com o amplo espectro de forças personificadas
 ou impessoais em que os Iorubás acreditam e a consumar, através da Divinação Ifá, os destinos individuais que 
lhes forem consignados por escolha própria desde o nascimento." 
 
Entende-se assim a importância que a Advinhação Sagrada de Ifá teve para os descendentes de africanos 
escravizados, a qual foi repassada para todas as religiões que aceitaram o conceito das múltiplas Entidades
 Sobrenaturais de Origem Divina que, no Brasil, são conhecidas pelo título genérico de "ôrixá" : ela foi a
 Guardiã de suas verdadeiras origens espirituais, culturais e sociais. 
E é por causa de seus conhecimentos globais sobre os Orixás que os Babalaôs sempre tiveram e ainda têm uma
 bela, firme e complexa visão própria da Existência, na qual o Mundo Sobrenatural está em estreita relação 
com o Mundo Natural, considerados complementares entre si e que se fundem completa, harmônica e belamente
 na Casa de Ifá, ou seja, a própria Natureza. 
 
Assim, a Religião dos Orixás, além de viva e atuante, é também fruto da convivência mais que milenar de 
nossos ancestrais africanos com a Natureza ou, melhor dizendo, talvez que o seu modo ver a Natureza fosse
 fruto de sua atávica convivência com as suas Entidades Sobrenaturais.