Ponto São Sebastião

Encanto Nagô

Ciência Oculta da Umbanda e do Omolocô

Ano I Edição nº 2 Setembro/2016

Ponto Caboclo Sete Flechas

Uma publicação do Templo de Umbanda São Sebastião Caboclo Sete Flechas da Jurema UMBANDA DA NATUREZA

Página 1 Página 2 Página 3 Página 4

Página 4

Criança de Angola e Erê

Cosme e Damião

Criança de Angola e Erês são legiões espirituais que representam os anjos celestiais, sob o comando dos arcanjos, serafins e querubins.

As crianças representam o inicio da vida, e seu campo fluídico é chamado por nós de “Jardim de Oxalá”. Deste campo fluídico vem a maior força espiritual do Universo.

Na Umbanda reconhecemos São Cosme e São Damião como Orixás que comandam estas legiões. Ao lado de Cosme e Damião, como são popularmente chamados, também temos Crispim e Crispiniano, e Doum e Mariazinha. E sob a tutela deste comando encontram-se todas as crianças cujos nomes podem ser os mais diversos.

Nomes dos Encantos Angelicais

Zequinha Raimundinho Susaninha
Joãozinho Zezinho Francisquinho
Carlinhos Juditi Joaninha
Marquinhos Jacira Mariazinha
Toninho Jandirinha Maizinha
Filipinho Rosinha Lucinha
Maurinho Joaquinzinho Pedrinho

Estes nomes são somente alguns exemplos, pois além dos nomes acima citados existem milhões de legiões no comando dos encantos de São Cosme e Damião com milhões de nomes.

As "Crianças de Angola" e os “erês” dos orixás representam as forças que estão sob os pés de Obatalá, foram as primeiras criações do arquiteto do Universo, por este motivo representam o princípio da vida, não encarnaram em seres humanos.

Por estarem ligados aos anjos que estão aos pés do trono de DEUS, cada falange de crianças de angola ou erês trabalham pela saúde planetária, sendo sua responsabilidade entre muitas outras as qualidades de Deus e seus atributos abaixos relacionados e seu respectivo desenvolvimento no mundo dos homens e nos homens:

Harmonia, alegria, paz, felicidade, ternura, graça, sabedoria, amor, bondade, caridade, fraternidade, misericórdia, pureza, simplicidade, humildade, purificação, iluminação, união, proteção, gratidão, confiança, orientação, fé, direção, libertação, coragem, constância, força, tolerância, perdão, compreensão, compaixão, conforto, comunhão, disciplina, revelação, consolação, esperança, dedicação, verdade, cura, concentração, inspiração, integridade, discernimento, devoção, doçura, meiguice, evolução e etc.

Quando nós invocamos a sua presença no terreiro, nós buscamos saúde, paz e prosperidade na ciência do princípio divino, porque elas vem do Jardim de Oxalá representando Fé, Amor, Esperança e resignação para o nosso corpo fluídico e físico.

Além de distribuir e desenvolver nos homens os atributos divinos cuidam também como encantos mágicos ligados aos orixás da natureza planetária em toda sua plenitude e força, sendo poderosos mantenedores da saúde e força das matas, rios, cachoeiras, mares, praias e seus animais, pássaros, insetos, animais marinhos, minerais, movimentos naturais e etc.