Home   Apresentação   Explicando Umbanda   Orixás e Seus Poderes   Fundamento de Santo   Magia   Ocultismo   Conhecimento   Mitos   Natureza   Artigos   Perguntas/Respostas   Cursos   Produtos   Agenda/Eventos   Fotos   Links   Livro de Visitas   Escola Curimba Ecologia   Fale Conosco  

Voltar Página Principal

OXALA

Os Orixás segundo à OMOLOKO DE NAGÔ
Orixás e seus Poderes
Formação dos Poderes dos orixás
Oxala
Xangô
Ogum
Oxosse
Yemanjá
Yansâ
Oxun
Omulu / Obaluayê
Nanã
Exu
Outros Orixás

Para o OMOLOKO DE NAGÔ, OBATALÁ, OLODUMARE, OLORUN, Baba-Ifá e ZAMBI; representam o centro gerador do universo.
Sendo assim, chamamos nosso DEUS MAIOR DE OLORUN. O que está acima de tudo e de todos, inclusive os nossos Orixás. No Brasil erroneamente se diz que Oxalá é o Pai Maior, Na verdade Oxalá é o mais velho e o primeiro entre os orixás.

Todos os acontecimentos no Mundo Terrestre baseiam-se em sua vontade, nossos orixás nada fazem, a menos que Olorun permita, nos evidencie com seu desejo e vontade.

Temos o conhecimento de um Deus único, superior a qualquer outro e denominamo-lo OBATALÁ ou Ol-oroun o rei do céu ( diz-se também Olorun, isto é, Oloû-oroun ou senhor do céu) o senhor do orun; não lhe erigem estátuas ou templos; é o ser imaterial, invisível, eterno, a vontade suprema que criou e que governa todas as coisas.

A grande maioria das pessoas se refere à religião do orixas como politeista, mas não é verdade. Todos nós passamos o tempo todo em busca do Ser Supremo, para nós chamado de Olorun o Dono do orun. Ele recebe ainda entre as nações outros nomes como Olódùmarè, Olúmònokàn, Olùpèsè ou Olùbùkún, entre muitos outros. Consideramos Olorun o criador de todos os Anjos da Natureza , de todos os Orixás, de todas os seres viventes e de todas as coisas que estão nele.

Oxalá é o alfa, o primeiro na criação, o branco puro do universo, é o filho de Deus e o senhor de todas as cores. Mesmo sendo o senhor de todas as cores tem as suas cores de comando, o branco por ser a cor universal

O símbolo de Oxalá na OMOLOKO DE NAGÔ representa o símbolo da fé, sua saudação é "êêê pa Baba" que quer dizer "Abença Pai".

Pai Valdevino de Alafin

Voltar Página Anterior

Oxala vibrando sua energia na natureza aos olhos de um clarividente no alto de um monte