Home   Apresentação   Explicando Umbanda   Orixás e Seus Poderes   Fundamento de Santo   Magia   Ocultismo   Conhecimento   Mitos   Natureza   Artigos   Perguntas/Respostas   Cursos   Produtos   Agenda/Eventos   Fotos   Links   Livro de Visitas   Escola Curimba Ecologia   Fale Conosco  

Voltar Página Principal

ORIXÁS NO OMOLOKO DE NAGÔ

Orixás no OMOLOKO DE NAGÔ
Orixás e seus Poderes
Formação dos Poderes dos orixás
Oxala
Xangô
Ogum
Oxosse
Yemanjá
Yansãn
Oxum
Omulu / Obaluayê
Nanã
Exu
Outros Orixás
Orixás são os poderes da natureza, ou seja a força na natureza com potencial diferenciado pela energia do elemento que o mesmo comanda, Quando cultuamos nosso orixás, estamos falando das forças elementares oriundas da água, da terra, do ar, do fogo, etc.

Essas forças em equilíbrio produzem a energia revitalizante que chamamos de axé e que alimenta nosso planeta e todos nós seres viventes , e forças estas que nos auxiliam em nosso dia a dia, direcionando nosso destino, para que este torne-se cada vez mais favorável ao desempenho de nossa missão nesta passagem terrestre. Estas forças pertencem a criação do grande pai chamado por nós em nossa religião de OLORUN, Obatala, Zambi e etc..., cuja tradução quer dizer Deus Supremo.

Cada força da natureza é representada por um determinado orixá. Os orixás nos deram segredos e fundamentos os quais utilizamos para diminuir a distância do plano material para o plano espiritual e melhorar a comunicação com os orixás, comunicação essa que preservamos e utilizamos em nosso benefício.

Cada orixá possue ligado ao seu centro de poderes,seus centros de força, ou os campos terrestres aonde a força do orixá predomina. Os orixás possuem ligado aos seus poderes, as suas cores , as suas canções as suas orações de invocação, as suas ferramentas, símbolos e sinais cabalísticos e uma infinidade de fundamentos os quais não são propriedades de nenhuma religião mas antes pertencem a DEUS o qual os deu ao Orixá que os deu ao Homem;.

Para o OMOLOKO DE NAGÔ, OBATALÁ, OLODUMARE, OLORUN, ORUNMILA, Baba-Ifá representam o centro gerador do universo.

Ogum representa o ferro e a eterna luta a favor da paz universal, a luta do espirito contra a matéria.

Xangô, o fogo virginal, o fogo que não queima mas aquece,alimenta e dá vida ao espírito, também representa a pedra e a justiça.

Oxosse, o gerador de alimentos, as florestas soturnas que são derrubadas mas que pela força de Oxosse sempre estão resurgindo, Oxosse representa também os animais.

Oxum, comanda a água doce e comanda a fertilidade dos seres vivos, está presente eternamente no nascimento e na evolução da vida em todo o planeta; Iansã representa o raio, a tempestade, o movimento do ar, ;

Iemanjá,comanda as águas principalmente a água salgada, tem poder sobre a eterna reconstrução e circulação da vida no planeta.

Obaluayê e Omulu, o Rei da Terra, O Orixá controlador da vida e da morte do corpo, controlador das doenças que assolam a humanidade em grande escala, dono das doenças que afetam a pele dos humanos como a bexiga e a varíola.

Nanã, comanda a junção da água com a terra que forma o barro, está presente junto com Obaluayê e Yemanjá, como a matriz geradora dos seres vivos da terra, também está presente na formação dos seres humanos desde a formação do primeiro ser vivo no planeta terra.

Ossãin, comanda as folhas e ervas medicinais, e nos fornece o segredo para utilização das mesmas em nosso benefício na cura de nosso corpo.

Oxumarê,comanda o movimento das águas no céu e o movimento do planeta como ser vivo, Oxumarê também está presente no controle da transformação.

Temos também Iroco, tempo , Ewá, Obá e etc....

No controle dinamico como mensageiro, o Orixá Exu, que representa a ligação mágica entre o homem-matéria e a terra, Exu é aquele que abre os caminhos e pode atrair a prosperidade. Exu é o princípio dinâmico de individualização e distribuição do axé.

Pai Valdevino de Alafin

Voltar Página Anterior