Home   Apresentação   Explicando Umbanda   Orixás e Seus Poderes   Fundamento de Santo   Magia   Ocultismo   Conhecimento   Mitos   Natureza   Artigos   Perguntas/Respostas   Cursos   Produtos   Agenda/Eventos   Fotos   Links   Livro de Visitas   Escola Curimba Ecologia   Fale Conosco  

Voltar Página Principal

UMBANDA DA NATUREZA
RAÍZES NO OMOLOCO

OMOLOCÔ DE NAGÔ

ORIXÁS NO OMOLOCÔ E NA UMBANDA DA NATUREZA
Forças que estão em eterno movimento gerando vida

A Umbanda da Natureza tem suas raízes profundamente incrustradas no OMOLOCÔ, devido às grandes semelhanças dos rituais.O OMOLOCÔ é um segmento de origem africana que surgiu no Brasil oriundo de uma miscigenação que ocorreu na época da escravidão.

Os rituais religiosos que encontramos nos terreiros são heranças de um tempo onde a cultura negra era envolvida em um sincretismo que unia os orixás africanos aos santos católicos para satisfazer os interesses sociais da época como já foi amplamente demonstrado e comprovado por diversos escritores.

O OMOLOCÔ surgiu no brasil juntamente com o CABULA, bem antes da UMBANDA que nasceu em 1908, como relatam os estudiosos. Seu berço foi no Rio de janeiro. Os assentamentos no OMOLOCÔ são similares aos dos CANDOMBLÉS NAGÕS.

O OMOLOCÔ cultua os orixás com suas cantigas em YORUBÁ ou no ANGOLA, além de executar FEITURAS DE SANTO, ebós, boris, assentamentos e possuir etapas evolutivas para o filho de santo atingir o grau de Zelador de Santo ou Inkice.

O OMOLOCÔ aceita a presença do caboclo e do preto-velho para fazer a caridade no atendimento aos seus fiéis, além de seguir o sincretismo dos primeiros escravos.

Os orixás no OMOLOCÔ e na UMBANDA DA NATUREZA são forças que fazem com que a Natureza tenha movimento, transforme-se e gere vida, Orixá faz fluir a vida cósmica no Universo e é responsável pela vida no planeta desde o mais profundo do mar e das lavas mais quentes, até o infinito das estrelas. A UMBANDA DA NATUREZA quando mexe com SANTO e quando na lei NAGÔ faz os mesmos rituais por este motivo E por afirmação do poder espiritual somos OMOLOCÔ DE NAGÔ.

Voltar Página Principal

Pai José Valdevino de Alafin