OMOLOKÔ DE NAGÔ
A Umbanda da Natureza tem suas raízes profundamente incrustradas no OMOLOKÔ, devido às grandes semelhanças dos rituais.O OMOLOKÔ é um segmento de origem africana que surgiu no Brasil oriundo de uma miscigenação que ocorreu na época da escravidão.
Os rituais religiosos que encontramos nos terreiros são heranças de um tempo onde a cultura negra era envolvida em um sincretismo que unia os orixás africanos aos santos católicos para satisfazer os interesses sociais da época como já foi amplamente demonstrado e comprovado por diversos escritores.
O OMOLOKÔ surgiu no brasil juntamente com o CABULA, bem antes da UMBANDA que nasceu em 1908, como relatam os estudiosos. Seu berço foi no Rio de janeiro. Os assentamentos no OMOLOKÔ são similares aos dos CANDOMBLÉS NAGÕS.
O OMOLOKÔ cultua os orixás com suas cantigas em YORUBÁ ou no ANGOLA, além de executar FEITURAS DE SANTO, ebós, boris, assentamentos e possuir etapas evolutivas para o filho de santo atingir o grau de Zelador de Santo ou Inkice.
O OMOLOKÔ aceita a presença do caboclo, preto-velho, boiadeiro, e dos exus para fazer a caridade no atendimento aos seus fiéis, além de seguir o sincretismo dos primeiros escravos.
Os orixás no OMOLOKÔ e na UMBANDA DA NATUREZA são forças que fazem com que a Natureza tenha movimento, transforme-se e gere vida, Orixá faz fluir a vida cósmica no Universo e é responsável pela vida no planeta desde o mais profundo do mar e das lavas mais quentes, até o infinito das estrelas. A UMBANDA DA NATUREZA quando mexe com SANTO e quando na lei NAGÔ faz os mesmos rituais por este motivo E por afirmação do poder espiritual somos OMOLOKÔ DE NAGÔ.
Clique em
Pai José Valdevino de Alafin