Home   Apresentação   Explicando Umbanda   Orixás e Seus Poderes   Fundamento de Santo   Magia   Ocultismo   Conhecimento   Mitos   Natureza   Artigos   Perguntas/Respostas   Cursos   Produtos   Agenda/Eventos   Fotos   Links   Livro de Visitas   Escola Curimba Ecologia   Fale Conosco  

Voltar Página Principal

APRESENTAÇÃO

Nascimento da UMBANDA DA NATUREZA

Corriam os anos de 1966 e o médium José Valdevino já então com 37 anos de idade continuava atendendo a todas as pessoas que o procuravam não mais no pequeno comodo improvisado.

Com a adesão de diversos seguidores que apoiavam o seu trabalho e com o contínuo crescimento, surgiu a necessidade de formalizar a existencia do terreiro e de mudar a sede do terreiro para um ambiente maior para melhor acolher a todos que buscavam o consolo do sagrado coração de Jesus.

Desta forma surgiu a fundação oficial do terreiro da qual possuimos a primeira ata do TEMPLO DE UMBANDA SãO SEBASTIãO SETE FLECHAS DA JUREMA.

1 ATA

Desde o começo a UMBANDA DA NATUREZA sempre apontou os caminhos do sagrado coração de JESUS como solução para os males do corpo e do espírito. José Valdevino mesmo antes de ser "Pai de Santo" buscava em todas as aberturas de trabalho uma forma para seus trabalhos. Como não existia uma abertura oficial e padrão para a Umbanda porque naquela época apenas rezava-se e os trabalhos eram declarados abertos e eis que a solução como sempre veio dos mentores espirituais,os quais disseram: "filho usa a palavra de Pai".

Então o médium José Valdevino, levando sua mente ao Sagrado Coração de Jesus e ao Divino Espírito Santo e pedindo com todas as suas forças abriu o evangelho em Mateus 1:1 " A Encarnação do Verbo".

Desde então este capítulo sempre iniciou a abertura dos trabalhos da UMBANDA DA NATUREZA, que ainda não era UMBANDA DA NATUREZA..... e assim foi por muito tempo. Mas as dificuldades materiais continuavam e o médium José Valdevino sempre perguntava ao Caboclo Sete Flechas o que era necessário para que o terreiro obtivesse estabilidade material.Caboclo sempre respondia "Filho tem que fazer coisa".Mas que coisas seriam estas? Pois as explicações do caboclo ficavam por aí. José Valdevino crescia espiritualmente e seu terreiro também ,cada vez mais assistentes acorriam aos trabalhos, e para cada tipo de problema um trabalho e as vezes uma nova entidade.

Foi quando José Valdevino direcionado por suas entidades e na sua procura por orientação para tornar-se esse negócio de "PAI DE SANTO" que diziam que ele era foi que conheceu Pai Jamil.

Pai Jamil foi um dos pouquíssimos TATAS da época a jogarem os búzios e com muita dificuldade acertarem "O SANTO" do futuro Babalorixá José Valdevino, nesta época os búzios também apontaram algumas obrigações para José Valdevino fazer, mas as mesmas eram caras como até hoje é toda obrigação de santo.

Foi quando um dos assistentes que recebeu caridade das entidades , resolveu financiar a obrigação de José Valdevino. O mesmo ficou recolhido por algum tempo no terreiro de pai jamil dando dua obrigação de santo, mas não nos moldes tradicionais e sim nos moldes ditados por ALAFIN, o "SANTO de José Valdevino......."

Eis que..... após as obrigações nasceu o BABALORIXA JOSE VALDEVINO DE ALAFIN e YEMANJA ou padrinho como todos foram começando a acostumar-se a chamá-lo no terreiro pois ninguem conhecia esse negócio de Pai de santo....
E o tempo passava e a UMBANDA DA NATUREZA estava iniciando sua fase embrionária.

Pai Edson da Oxun

Voltar Página Anterior

Fundador
O Inicio
A Caminhada
Nascimento da UMBANDA DA NATUREZA
Primeiras Feituras
Aonde Chegamos
Quem Somos
Nosso Objetivo